Essa medida serve para cuidar da saúde e preservar o meio ambiente
Foi aprovado em São José dos Campos um projeto de lei que disciplina o descarte, recolhimento e destinação de medicamentos vencidos como forma de proteção a saúde pública.
O projeto quer conscientizar a população sobre os danos que o remédio vencido, pode causar a saúde e ao meio ambiente quando jogado no lixo comum.
A medida obriga os estabelecimentos comerciais a fornecer informações sobre a destinação correta e locais para o descarte dos medicamentos. Também exige que as secretarias de Saúde e Meio Ambiente a realizarem campanhas educativas para o esclarecimento das pessoas.
O descarte correto desses medicamentos é uma prática ambiental saudável que evita a contaminação da água, solo, de animais e até de catadores de lixo. O remédio vencido não pode ser jogado no lixo comum, nem no vazo sanitário, pois contém substâncias químicas que podem causar contaminações.
Um levantamento feito Secretaria de Estado da Saúde, aponta que cerca de 40% dos casos de intoxicação registrados no Estado são causados por medicamentos. O descarte correto e a conscientização protege a saúde, mostrando os danos que podem ser gerados às pessoas e ao meio ambiente.
